Zincagem/Galvanização Eletrolítica

Zincagem ou Galvanização: é um processo de revestimento de zinco depositado eletroliticamente para proteção contra corrosão em peças de aço ou ferro fundido de diversos tamanhos, pesos, formas e complexidade. Após a camada de zinco é aplicada camada de passivador que pode ser das seguintes cores: Branca (Azul) trivalente, Bicromatizado Trivalente, Bicromatizado (Amarelo) , Preta ou Verde Oliva. Sendo que cada tipo tem suas características próprias para decoração ou para resistência a corrosão. A camada de zinco em micras varia conforme a necessidade de proteção contra a corrosão e será definida conforme indicação técnica de cada cliente para aprovação no teste de corrosão branca ou vermelha. 

Trabalhamos nas cores branco (azul), amarelo (bicromatizado), verde, preto e lixiviado.

Atendemos a DIRETIVA ROHS com aplicação de produtos isentos de cromo hexavalente realizando zincagem eletrolítica com acabamento em cromatizante branco trivalente e bicromatizado trivalente.

ANÁLISES LABORATORIAIS E TESTE DE CORROSÃO (SALT SPRAY)

Possuímos laboratório próprio para análises de banhos químicos e realização de testes de corrosão conforme a norma NBR 8094 Corrosão por exposição a Névoa Salina.

DIMENSÕES DOS MATERIAIS   

Nosso tanque de zincagem/galvanização garante a qualidade de peça até 6,60 metros de comprimento x 2,5 metros de altura e 0,90 metros de largura.

INFORMAÇÕES SOBRE CONDIÇÕES IDEAIS APÓS O TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE E CORROSÃO

Conforme norma NBR 10476/1988

4.4 Embalagem, identificação e armazenamento

....

4.4.3 As peças zincadas devem ser armazenadas em local seco, coberto e livre de agentes corrosivos.

4.4.3 Caso o comprador constate a existência de umidade nas peças, originadas durante o transporte, deve providenciar sua  secagem e/ou uso imediato do material.

Portanto, para que não haja  oxidação das peças zincadas após o término do processo de zincagem é necessário cuidados no transporte e estocagem de aço zincado

  • Transportar o produto coberto com lonas impermeáveis;
  • Evitar qualquer tipo de molhamento;
  • Evitar danos de manuseio, usando equipamentos adequados;
  • Manter o produto em local coberto, seco, ventilado, longe de vãos e/ou portas abertas e livres de qualquer poluição;
  • Estocar o produto evitando contato com o chão e permitindo a circulação de ar por baixo;
  • Utilizar embalagens isentas de produtos químicos com ph neutro.
  • No local de estocagem não deve haver oxigênio e o ambiente deve ser controlado  em temperatura, umidade do ar para evitar a condensação e posterior oxidação causada por umidade sobre a peça zincada.

    Condensação é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido. A condensação que normalmente ocorre quando o vapor é resfriado pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura.

  • E a corrosão branca em chapas zincadas ocorre em presença de umidade e na ausência de CO2;

  • Sobre a Umidade relativa

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    higrômetro é um instrumento usado para medir a umidade do ar.

    umidade relativa (português brasileiro) ou humidade relativa (português europeu) é a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal) e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. O valor da UR varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas) de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada emporcentagem. Em outras palavras pode se dizer que umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Quando certo material é exposto a umidade, ele perde ou ganha água para ajustar sua própria umidade a uma condição de equilíbrio com o ambiente. Isso ocorre quando a pressão de vapor da superfície do material se iguala a pressão de vapor de água do ar que o envolve

    Explicação da corrosão natural:

  • Devido a umidade do ar as peças zincadas sofrem oxidação natural devido ao tempo exposto ao próprio ambiente em que vivemos e podem ser acelerados em virtude de outros fatores já citados acima.

 

Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Click para ampliar
Cultive to the TOP